Os objetivos estratégicos dão suporte para as empresas nas questões de desempenho e operacional, financeiro, satisfação dos clientes e no bem estar dos colaboradores. Em soma, considera as questões relacionadas a responsabilidade social e ambiental.
A partir desses objetivos, é possível focar nos índices de desempenho para mensurar os resultados de uma determinada pessoa ou da empresa. Ou seja, eles servem para nortear a organização nas próximas ações.
Os objetivos estratégicos são divididos em duas partes: o tático e o operacional. Confira a diferença entre cada um deles:
Tático
É relacionada com o que é necessário para implementar a parte estratégica, no médio prazo. Além disto, auxilia no processo para garantir que tudo seja realizado conforme o planejado.
Normalmente, são realizadas por uma unidade específica da empresa, sendo direcionados a um departamento, como a área de marketing, finanças, entre outros.
Operacional
São os objetivos mais específicos e resolvidos no curto prazo, tendo problemas mais práticos para solucionar ou medidas mais fáceis de realizar. São ações de rotina resolvidas por uma pessoa ou por uma equipe.